quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os desafios da formação profissional: o enfermeiro no contexto educacional e as novas tecnologias



The challenges of education professional: the nurse in educational background and new Technologies
Los desafíos de la educación profesionales: lo enfermero en contexto educativo y nuevas tecnologías

Resumo: A temática sobre a integração das novas tecnologias de informação e comunicação à prática pedagógica e os novos paradigmas educacionais apresenta-se em um momento importante na transformação do ensino de Enfermagem com as atuais mudanças curriculares e pedagógicas. Este trabalho objetivou refletir sobre as competências e práticas docentes do enfermeiro professor aliado a sua formação para atender as novas demandas educacionais da sociedade. Tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica. A complexidade que caracteriza o mundo atual e, particularmente, o cenário de saúde exige o desenvolvimento de programas interdisciplinares de ensino com vistas a alcançar novo tipo de pensamento e a formação do profissional de saúde comprometido com a reconstrução social.
Descritores: Educação, Tecnologia, Enfermagem.

Abstract: The subject of integration of new information technologies and communication teaching practices and new educational paradigms is presented in an important moment in the transformation of nursing education with current curricular and pedagogical changes. This study aimed to reflect on the skills and teaching practices of nursing teacher combined with his training to meet the new educational demands of society. This is a literature review. The complexity that characterizes the world, and particularly the health scenario requires the development of interdisciplinary teaching programs with a view to obtaining a new kind of thinking and training of health professionals committed to social reconstruction.
Descriptors: Education, Technology, Nursing.

Resumen: El tema de la integración de nuevas tecnologías de información y prácticas de comunicación de la enseñanza y los nuevos paradigmas educativos se presenta en un momento importante en la transformación de la educación de enfermería con los actuales cambios curriculares y pedagógicos. Este estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre las habilidades y las prácticas de enseñanza del profesor de enfermería junto con su formación para responder a las nuevas demandas educativas de la sociedad. Esta es una revisión de la literatura. La complejidad que caracteriza al mundo, y en particular la situación de salud requiere el desarrollo de los programas de enseñanza interdisciplinaria, con miras a la obtención de un nuevo tipo de pensamiento y la formación de profesionales de la salud comprometidos con la reconstrucción social. 
Descriptores: Educación, Tecnología, Enfermería.

Luiz Faustino dos Santos Maia
Enfermeiro. Mestrando em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família; Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem; Programa Especial de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas e Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na Área da Saúde; Enfermagem em Urgência, Emergências e Cuidados Intensivos. Docente dos Cursos de graduação e formação técnica em Enfermagem. Coordenador Geral e Membro do Conselho Científico da Revista Recien.

Eliane Batista do Nascimento
Enfermeira, Especialista em Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem.

Disponível na Revista Recien:
Nascimento EB, Maia LFS. Os desafios da formação profissional: o enfermeiro no contexto educacional e as novas tecnologias. São Paulo: Revista Recien. 2011; 1(1):42-49.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor e seu Sonho

Professor e seu Sonho: tornar possíveis os sonhos dos outros! As vezes os inúmeros diários que temos para corrigir, nos traz um can...