The
challenges of education professional: the nurse in educational background and
new Technologies
Los desafíos de la educación profesionales:
lo enfermero en contexto educativo y nuevas tecnologías
Resumo: A
temática sobre a integração das novas tecnologias de informação e comunicação à prática pedagógica
e os novos paradigmas educacionais apresenta-se em um momento importante na transformação do ensino
de Enfermagem
com as atuais mudanças curriculares e pedagógicas. Este trabalho objetivou refletir sobre as
competências e práticas docentes do enfermeiro professor aliado a sua formação para atender as novas demandas
educacionais da sociedade.
Tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica. A complexidade que caracteriza o mundo atual e,
particularmente, o cenário de saúde exige o desenvolvimento de programas interdisciplinares de ensino com
vistas a alcançar novo tipo
de pensamento e a formação do profissional de saúde comprometido com a reconstrução social.
Descritores: Educação, Tecnologia, Enfermagem.
Abstract: The subject of integration of new information
technologies and communication
teaching practices and new educational paradigms is presented in an important moment in the transformation of nursing
education with current curricular and pedagogical changes. This study aimed
to reflect on the skills and teaching practices of nursing teacher combined with
his training to meet the new educational demands of society. This is a literature
review. The complexity that characterizes the world, and particularly the health
scenario requires the development
of interdisciplinary teaching programs with a view to obtaining a new kind of thinking and training of health
professionals committed to social reconstruction.
Descriptors: Education,
Technology, Nursing.
Resumen: El tema
de la integración de nuevas tecnologías de información y prácticas
de comunicación de la enseñanza y los nuevos paradigmas educativos se
presenta en un momento importante en la transformación de la educación de enfermería
con los actuales cambios curriculares y pedagógicos. Este estudio tuvo como
objetivo reflexionar sobre las habilidades y las prácticas de enseñanza del profesor
de enfermería junto con su formación para responder a las nuevas demandas
educativas de la sociedad. Esta es una revisión de la literatura. La complejidad
que caracteriza al mundo, y en particular la situación de salud requiere
el desarrollo de los programas de enseñanza interdisciplinaria, con miras a la
obtención de un nuevo tipo de pensamiento y la formación de profesionales de la
salud comprometidos con la reconstrucción social.
Descriptores: Educación,
Tecnología, Enfermería.
Luiz
Faustino dos Santos Maia
Enfermeiro. Mestrando em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família; Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem; Programa Especial de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas e Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na Área da Saúde; Enfermagem em Urgência, Emergências e Cuidados Intensivos. Docente dos Cursos de graduação e formação técnica em Enfermagem. Coordenador Geral e Membro do Conselho Científico da Revista Recien.
Enfermeiro. Mestrando em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família; Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem; Programa Especial de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas e Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na Área da Saúde; Enfermagem em Urgência, Emergências e Cuidados Intensivos. Docente dos Cursos de graduação e formação técnica em Enfermagem. Coordenador Geral e Membro do Conselho Científico da Revista Recien.
Eliane
Batista do Nascimento
Enfermeira, Especialista em Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem.
Enfermeira, Especialista em Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem.
Disponível na Revista Recien:
Nenhum comentário:
Postar um comentário